21/10/2023

Sonhos que não floresceram

Há sonhos que nem desabrocham. Perdem-se nas ideias, ficam em um só verso e não se desenvolvem. Vários dos meus seguiram essa linha. Muitas vezes eu mostrava pras pessoas e principalmente para os meus pais as coisas que eu queria ser quando crescesse. Algumas realmente não faziam sentido, como ser cantora ou ser veterinária. Eu só canto de bobeira e não queria estar enfiando um braço no rabo de uma vaca. É normal crianças quererem ser algo que vai ser muito distante para elas no futuro.

Na adolescência eu pulava de sonho em sonho. Queria ser uma artista digital freelancer. "Isso não dá dinheiro! Vai passar fome". Que tal psicologia? Gostava de entender o cérebro humano. "Quer ser uma 'médica de louco'?". Bom, e se for design gráfico? Tem o mínimo de arte. Ou hmm... nutrição. Ou estética. São muitas opções. Então tive minhas primeiras aulas de filosofia no primeiro ano do ensino médio. Ahh, era incrível. Interagia nas aulas como nunca antes, debatia muito, o professor era muito bom. Ao meu redor, entretanto, ninguém sabia sobre o que se tratava, para que servia e diziam ser inútil. 

Em 2019 terminei o colégio. Perdida com tantas ideias e também tanto desprezo alheio. Lembro que minha mãe queria que eu fosse advogada. Apesar dela nunca ter me forçado a isso, sempre pensei no quão aleatório isso era. Totalmente destoante do que eu queria, eu nunca falei uma palavra sobre advocacia. Ela contava que ficou maravilhada quando mais nova, lendo um livrão sobre o assunto e que ela até queria ter seguido a profissão. No final, só penso que os pais sonham pra gente o que eles queriam pra eles (ou o que eles tem, porque é o caminho que foi seguro de seguir), mesmo que não seja o que você, ser individual, quer. 

Fiz alguns meses de design gráfico EAD em 2020. Desisti. E fiz alguns meses de filosofia (licenciatura) pública e presencial em 2022. Desisti também. Design gráfico eu não achei tão legal assim. Filosofia era divertido demais, mas as pessoas do convívio não. Essa licenciatura era um sonho maior e eu ainda sou apaixonada pelo assunto, design era um tapa buraco de uma desenhista que perdeu o rumo na arte.

Desenhista essa que no momento, não sabe o que sentir em relação ao desenho. Às vezes fico deprimida, choro por esse sonho morto. Outras, apenas acolho a certeza do que já se foi. Parece pessimista, mas para mim apenas soa como a realidade. Eu nunca estou satisfeita com meus desenhos, refaço tudo milhões de vezes e as speedpaints (algumas vezes de mais de 50 horas) gravadas automaticamente pelo Procreate não me deixam mentir. Também começo vários desenhos novos e os antigos são deixados de lado. Volta e meia retorno para arrumar algo aqui e ali na anatomia, na pintura... mas ao final fica tudo assim, esquecido.

O perfeccionismo e a procrastinação andam lado a lado. Se eu não consigo fazer perfeito, então nem faço. E isso é horrível, eu só queria poder me divertir mais com aquilo que já foi um hiperfoco. Juro que tento botar mais na minha cabeça a frase "feito é melhor que perfeito", mas eu não sei rodar essa chave. Não é o medo das pessoas dizendo que meu trabalho é ruim, é a insatisfação que eu mesma tenho com ele. Eu não quero postar qualquer coisa pra dizer "ufa, terminei meu primeiro desenho da vida", quero algo que me deixe feliz em saber que foi feito por mim.

Olhando tecnicamente, eu poderia apenas terminar por terminar. Faria portfólio. Venderia commissions. Existe público para todos os tipos de conteúdo. Mas a que custo? Mataria o meu próprio estilo de arte que estou constantemente construindo apenas para fazer algo que eu teria mais facilidade de produzir, com o propósito de monetizar. Eu sinto que isso é uma traição ao meu próprio sonho e tem um tanto de uma ideia capitalista nisso. Eu ainda nem cheguei a um estilo ideal de arte, a minha verdadeira essência. 

Penso que sou um fracasso nesse meio. Eu desenho desde 2017 (digitalmente, quando comecei a fazer arte mais a sério, porque no tradicional é mais tempo, mas sempre saia umas coisas horrorosas que eu não gosto nem de lembrar) e nunca vi nenhum artista que desenha há uns bons anos nunca ter terminado uma arte na vida. Mas logo lembro de Van Gogh, que só começou a pintar aos 27 anos de idade e que a partir daí fez mais de 800 telas, o que é impressionante, dá até um certo alívio de saber que quase tudo é possível. Sei que nunca é tarde demais para nada, mas não sei se ainda tenho forças de sustentar esse sonho. A depressão — diagnosticada recentemente por uma psicóloga, mas que está aqui há muito tempo antes — faz muitas vontades murcharem.

É estranho que por mais que as pessoas te elogiem, você não vê as suas coisas com os mesmos olhos. E eu queria muito ter os mesmos olhos apaixonados que eu tenho ao ver desenhos de outras pessoas, mas não acontece assim. Arte já foi divertido, mas eu acho que já deu pra mim. O perfeccionismo acaba com qualquer perspectiva e ele é muito grave. Não é uma qualidade e não é qualquer "defeito bonito". Torna as minhas coisas inconclusivas e traz a procrastinação de brinde.

Bom, vou trazer um pouco então dessa inconclusividade para essa postagem. Fiquem com desenhos que provavelmente vão continuar sendo WIP's para sempre (apesar de sempre ser uma palavra muito forte). Se eu ficar esperando terminar uma arte, sabe-se lá quando isso vai acontecer. Por não serem finalizados, estão com todas as coisas aleatórias que poderiam acontecer, desde paleta de cores no fundo da imagem, até defeitos grotescos. Ainda sim, são os mais finalizados que eu já fiz. Talvez algum dia eu poste alguns sketchs.


Esse é o mais próximo que chegou de ser terminado. E ainda sim está todo errado, tenho que deixar a lineart mais grossa em todas as áreas, já que está só em algumas. A trança era para ser mais como está em cima, do que a parte debaixo do desenho. É de um Draw This in Your Style da artista Midreky.
Tempo: 30 horas e 50 minutos. Data de início: 07 de Junho de 2021.


Eu odeio a anatomia do tronco desse desenho. E também o rosto era para estar virado para cima, mas não dá nem a impressão disso. Mas confesso que amo a ideia de uma sereia em cima de uma boia de donut. Acho que até gosto da paleta de cores.
Tempo: 54 horas. Data de início: 19 de Abril de 2021.


Não gosto de como o braço, a clavícula, a pintura do pescoço e os seios estão. Mas apesar de tudo isso, tenho muito carinho por esse desenho. É um DTIYS da artista Chrissabug.
Tempo: 73 horas e 17 minutos (mais que isso, porque eu comecei antes pelo computador e não sei quanto tempo foi). Data de início: 02 de Dezembro de 2020 (mais que isso também)


Não tenho tanto o que reclamar desse, só achei a posição do rosto desafiadora. Ele é um DTIYS que eu perdi o link, a referência está ali em cima. Assim que eu achar o artista, atualizo aqui.
Tempo: 31 horas e 40 minutos. Data de início: 24 de Junho de 2021.


A boca, o nariz e a posição do cabelo me incomodam. É mais um DTIYS e a idiota perdeu o link também.
Tempo: 66 horas e 55 minutos. Data de início: 08 de Agosto de 2021.


Esse estilo está fofinho, mas não gosto muito de artes monocromáticas. É um DTIYS da artista Venena.
Tempo: 43 horas e 55 minutos. Data de início: 06 de Janeiro de 2022.


Simplesmente um dos meus favoritos. Amo a coloração do cabelo. Tô penando para colorir a roupa, sou horrível nisso. É um DTIYS da artista lord_gris.
Tempo: 56 horas e 14 minutos. Data de início: 18 de Abril de 2022.


Esse é o mais recente. Não sou muito de fazer fanarts, essa é uma raridade. É o personagem Crona, de Soul Eater, um dos meus animes favoritos. No anime ele é retratado tanto com o artigo feminino, como masculino, tornando-o assim uma pessoa não-binária.
Tempo: 17 horas e 32 minutos. Data de início: 26 de Abril de 2023.

8 comentários:

  1. Lembro que também tive esses dilemas logo após terminar o ensino médio. Fiz Arquitetura e Letras, mas abandonei o primeiro curso - que era um sonho - porque não gostei de tudo, só me identificava com a história da arte. Em Letras eu também não gostava de tudo, mas segui minha área em língua inglesa e trabalho com isso até hoje. Como alguém que passou por esses dilemas de forma parecida com o que você relata, inclusive com episódios depressivos, posso dizer que as coisas eventualmente vão se encaixar. O mundo exige uma pressa nas escolhas que nem sempre condizem com o nosso tempo pessoal. Espero que você consiga encontrar seu caminho, seus desenhos são muito legais e eu amo as cores roxas na pele! Beijos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico feliz que você pôde seguir com algo que te interessou. É realmente complicado a pressão de se ter as coisas concretizadas já com seus vinte e poucos anos. Parece que a gente nunca está em lugar nenhum. Mas espero que as coisas se encaixem algum dia
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado dos desenhos! <3

      Excluir
  2. Oi Mirallys, primeira vez comentando aqui no seu blog e me senti sortuda pelo post ser de um tema que eu tenho tanto pra falar, mas ao mesmo tempo não são coisas positivas, pois sinto o mesmo que você em relação a ilustração digital (e num geral). Inclusive vou te fazer uma recomendação pra você chorar mesmo que é ler ou assistir Blue Period (anime). Não sei como você vai receber, mas sinto que todo ilustrador deveria conhecer a história e os dilemas dos personagens. Aviso que haverá alguns socos nos estomago.

    Inclusive seu post me deu uma ideia pra um post, que eu pretendo fazer em breve, vou te citar nele se não se importar.

    Igual ao comentário acima, acredito que as coisas vão se encaixar, mas é preciso tomar atitude se você quiser seguir com isso. Desenhar consistentemente, não que precise concluir todo desenho, mas continuar desenhando. Estudar e copiar estilo de outras pessoas e apreciar desenhos feios. Eu AMO desenhos feios. Pessoas que desenham feio são mais audaciosas e me inspiram. Eu penso: "eu que desenho melhor, estou aqui com medo de explorar cores e composições, enquanto essa pessoa fez um desenho feio desse, mas explorou tantas coisas que eu nunca tentei."

    Não sabia dessa história do Van Gogh, to me sentindo melhor aliás. Quer dizer que ainda dá tempo pra mim kk.

    O maior motivo de eu não desenhar mais é porque doi. Machuca mais do me da satisfação. Daí eu paro de desenhar e volto as vezes, mas nada muito consistente, porque é um hobby. E acredito que certas coisas podem permanecer como hobby e você pode seguir com um trabalho banal, comum, que pague as contas e sustente seus hobbies. Sua carreira não precisa ser seu propósito de vida, nem precisa ser algo que você ama fazer, as vezes só precisa pagar as contas mesmo.

    E outra, que profissão e curso superior são duas coisas diferentes e você vai se frustrar muito nos dois, principalmente se for algo que você idealizou por causa de alguma matéria escolar que você gosta.

    Sobre seus desenhos: tu tem uma noção MUITO boa de sombreamento, eu adoraria fazer mais draw this in your style, mas eu nunca comecei nenhum dos que planejei fazer. Adorei o ultimo desenho, de graça, eu gostei do corte de cabelo dela e dela ter uma arma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lana. Fico feliz que o assunto da postagem seja uma área que você goste, é interessante debater pontos em comum com outras pessoas. Obrigada pela indicação de obra, irei colocar na lista

      Pode citar, ficarei honrada ~

      Concordo com o desenhar consistentemente, é com muito treino que você melhora qualquer coisa na vida. Mas infelizmente, já deu pra minha arte, já que não consigo sair do limbo da minha própria mente e simplesmente não tenho vontade de fazer nem o básico da vida, todos os hobbies perdem a graça também. Também gostaria de experimentar mais sem medo, acho que isso que é interessante ao captar coisas de iniciantes

      Há tempo para todos nós, não pode deixar só a vida te dar rasteira, tem que dar rasteira na vida também k

      Sinto muito sobre o sentimento com a arte, também me sinto assim. Era pra ser divertido, mas machuca. Tento me recordar da época que era mais legal e do motivo de eu ter começado a fazer o que faço, mas sempre caio de volta pro desânimo

      Não quero mais estar em ambiente de faculdade, é isso que eu já decidi. A coisa mais forte era ser professora de filosofia, amo ensinar. Mas não sei se tenho paciência e se consigo ficar numa sala com adolescentes sem ter uma crise pela bagunça e gritos. Fora que não recebe muito e mudaram o ensino médio, só ficou pior a ideia

      Muito obrigada, sempre me dedico bastante a coloração. Sou viciada em DTIYS, amo pegar para fazer algum aleatório dos meus 2154181 salvos na pasta do instagram, tem para todos os gostos. Adoro esse personagem, realmente o corte de cabelo é bem massa

      Excluir
  3. Oiii!! Acabei de conhecer seu blog e estou muito feliz, esta é a primeira postagem que leio e descobri muitas coisas legais sobre você, então me deixa te elogiar: que DESENHOS LINDOSSS, sério, não consigo visualizar os erros que você aponta: seu traço é fantástico!

    Além disso, entendo que esta situação de sonhos que não florescem é infelizmente muito recorrente para nós. É uma pena, a gente escolhe algo, tenta plantar uma semente e ela não cresce, isso quando nossa semente se mistura com as sementes (sonhos) de nossos familiares e outras pessoas próximas da gente.

    Espero que você consiga ter uma luz no fim disso tudo, como sempre falo: tudo vai dar certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Seja muito bem vinda :)
      MUITO OBRIGADA! Fico muito feliz mesmo que tenha gostado. Talvez um pouco é daquela velha história que artista nunca tá satisfeito com a própria arte, é um velho histórico que sempre está presente

      Infelizmente é isso, às vezes a gente se perde no caminho e muitas coisas acabam dando errado ou dando mais voltas do que esperávamos

      Obrigada pelo apoio ♡

      Excluir
  4. Olá xerosa =3

    Então, eu já havia lido o seu post mas a preguiça de parar para responder foi maior no dia. Lembro que tudo o que eu li fez muito sentido e compartilho do mesmo sentimento que você quanto a sonhos não realizados. Eu por exemplo fiz faculdade de contabilidade pensando no dinheiro mas não é de longe a área que eu amo e a ironia é, não faço o que amo e mesmo assim não ganho bem mesmo em uma área onde tem emprego a rodo, talvez porque em cada esquina tem 100 pessoas trabalhando na mesma área? rsrs.
    Anyways, nunca é tarde para pensar em fazer algo que amamos, eu ainda quero fazer o que amo que é direcionado a marketing ou publicidade e você também deveria investir em algo que ama, sei que pensamos que a profissão deve dar retorno, mas em algum momento da vida temos que pensar com o coração também e realizar nossos sonhos.
    E sobre suas ilustrações, eu achei lindas e você tem talento sim, muito na verdade, só vai.
    Beijão =3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi c:
      Acho que é um sentimento bastante comum em qualquer área, acabamos nos desconectando dos sonhos e indo atrás de outras coisas. É bem triste a realidade, acho que a maior parte das pessoas não trabalha com o que gosta e é preciso fazer money pra viver

      Espero que você possa estar diretamente em contato as suas áreas de interesse, isso faz muito bem pra gente. Eu queria poder continuar com a arte, mas não sei, soa pesado até como um hobbie :') veremos como será o futuro, espero que mais leve

      Obrigada Roh <3

      Excluir

Seu comentário é muito importante para mim. Fique a vontade para mandar sugestões, perguntar algo e interagir com o conteúdo da postagem. Deixe o link do seu blog no final do comentário ♥

Por favor, siga as regras abaixo antes de comentar:
- Respeite para ser respeitado
- Pode falar palavrões a vontade, mas não use para xingar uma pessoa